sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Meu amigo Shell

Meu amigo Shell leu meu blog. O amigo Shell odiou. Falou que nem gosta mais de mim. Disse que eu postei comentários preconceituosos e que eu deveria deletá-lo.

Como gosto muito dele, refleti sobre sua colocação espontânea (são as melhores). Sei que sua crítica está atrelada a um tipo de preocupação com minha imagem. Fiquei imaginando se seria algo além disso. Talvez sim, talvez não... O fato é que me fez pensar a respeito de até que ponto eu gostaria de expor minha vida e meus pensamentos, tendo em vista que serei julgada por cada palavra escrita. Realmente, é preocupante que pessoas que fazem parte do meu cotidiano profissional tenham uma imagem distorcida de mim. Mas o que NÃO seria uma imagem distorcida? A sua? A minha? A verdade é que nenhuma percepção está certa, ou errada. Cada um absorve de uma maneira diferente. Podem ser as mesmas palavras, tais quais as minhas, que causaram indignação ao Shell, as mesmas palavras que geraram elogios vindos de outras pessoas.

Estou em uma fase de auto-conhecimento. Pelo menos estou tentando me conhecer um pouco mais. Pedi as minhas amigas trainees que fizessem uma lista com minhas principais características, sendo estas boas ou ruins. Minha intenção era verificar se a imagem que eu tinha de mim mesma era compatível, ou relativamente parecida, com a imagem que elas tinham de mim. Por isso, a primeira coisa que fiz foi fazer essa lista, eu mesma. Precisava disso para analisar meu autoconhecimento. Fui bem crítica. Sou exigente e perfeccionista, muito mais comigo do que com os outros, embora vocês possam duvidar.
Fiz uma lista cujo número de características negativas foi praticamente o dobro das positivas. Não queria deixar passar nada. Pedi as meninas que fossem sinceras para que o exercício desse certo. Para minha surpresa, a lista de "qualidades" delas era muito maior que a de "defeitos". Não sei se elas quiseram pegar leve comigo, espero que não. Mas isso é preocupante, é um GAP de imagem!! A Bárbara vai rir dessa frase... GAP de imagem é quando a imagem que você tem de si próprio não condiz com a imagem que as outras pessoas tem de você. Eu sempre imaginei que fosse uma pessoa auto-confiante. Sempre tive um ego ligeiramente inflado... meu alter-ego predomina, o orgulho a alguns metros acima de mim... Mas o fato é que o resultado do meu exercício mostrou que eu tenho uma imagem pior sobre mim mesma do que as outras pessoas. Pode ser que sejam ESSAS pessoas. Pode ser que o resto do mundo me considere o ser humano mais defeituoso da face da Terra. Talvez as pessoas que conseguem ver uma lista de características negativas infinitamente maior que as positivas sejam as pessoas que me conheçam mais e a mais tempo. Como meu pai, minha mãe e minha irmã, por exemplo. Acho que é normal... Tadinho deles... ficaram com a pior Renata, a Renata que eles mesmos "fizeram", "moldaram". No fundo, acho que cada um tem a Renata que merece. Eu sou exatamente o que esperam de mim. Terrível mania. Pode parecer confuso, pode parecer outar coisa, que sou uma pessoa submissa, mas o fato é que é algo inconsciente. Quanto mais alta sua expectativa, sua admiração a meu respeito, mais eu vou tentar fazer que essa sua percepção seja correspondida. E se você me vir como uma pessoa ruim, em qualquer sentido, adivinha só qual Renata você terá? Agora que você já sabe disso, faça bom uso dessa informação. Ou não.

Beijo e não me liga.

2 comentários:

Unknown disse...

....meeeedo ....meeeedo de eu fazer uma coisa deste tipo e só sair merda....kkkkkk

bj

**Camis** disse...

Adorei!
Este papo de blog faz com que o exercício de ser você mesma , nós mesmos seja mais sincero, porque quando vc ve está escrevendo tanta coisa que nem em três horas de terapia seria tão intenso!

Beijos
T.Adoro